Primeiro álbum do
Quinteto Armorial, principal expoente do Movimento Armorial, lançado pelo selo independente Discos Marcus Pereira. O Movimento Armorial foi arquitetado
por Ariano Suassuna, em 1970, na intenção de criar uma arte original e
profundamente nordestina, mesclando influências ibéricas com tradições
tipicamente nordestinas, que daquelas se desdobraram, além das heranças
culturais trazidas pelos negros e das aprendidas com os indígenas, criando uma
obra, a um só tempo, popular e erudita.
(Foto: Reprodução-Internet) |
Segue
texto de apresentação do grupo escrito por Suassuna, extraído da contracapa do
LP:
Iniciado oficialmente em 1970, o Movimento Armorial
interessa-se por Cerâmica, Pintura,Tapeçaria, Gravura, Teatro, Escultura,
Romance, Poesia e Música, sendo que estamos a ponto de tentar nossas primeiras
experiências no campo do Cinema e no da Arquitetura.
No que se refere à Música, o trabalho do Quinteto
Armorial é o que, na minha opinião, temos de mais importante, pois contamos com
compositores que já estão dando o que falar, no campo da Música brasileira e
erudita, de raízes nacionais e populares.
Sem se falar dos nossos dois grandes patronos de
nome já firmado - Guerra Peixe e Capiba, aqui presentes neste disco - trata-se
de gente como Antonio Carlos Nóbrega de Almeida, Jarbas Maciel, Egildo Vieira,
e, sobretudo, esse extraordinário Antônio José Madureira, a meu ver a maior
esperança da Música brasileira atual. Assim como Gilvan Samico, partindo das
xilogravuras da Literatura de Cordel, criou importância para a Cultura
brasileira, o mesmo está fazendo Antônio José Madureira a partir dos cantadores
do nosso Romanceiro Nordestino, dos toques de pífano, das violas e rabecas dos
Cantadores - toques ásperos, "desafinados", arcaicos, acerados como
gumes de faca-de-ponta.
(Foto: Reprodução-Internet) |
Foram os compositores armoriais que revalorizaram o
pífano, a viola sertaneja, a guitarra ibérica, a rabeca e o marimbau
nordestino, estranho e belo instrumento, de som áspero e monocórdio, lembrando
- como a rabeca também - os instrumentos hindus ou árabes, estes últimos de
presença tão marcante no nordeste, por causa da nossa herança ibérica.
Os músicos do Quinteto Armorial poderiam ter
partido em busca de dois caminhos fáceis: limitar-se, por um lado, à boa
execução convencional da Música europeia, tradicional ou "de
vanguarda", e procurar, por outro lado, o fácil sucesso popular, tocando,
à sua maneira, "baiões" comerciais. Não o quiseram. Convencidos de
que a criação é muito mais importante do que a execução, preferiram a tarefa
mais dura, mais ingrata, mais difícil e mais séria: a procura de uma composição
nordestina renovadora, de uma Música erudita brasileira de raízes populares, de
um som brasileiro, criado para um conjunto de câmera, apto a tocar a Música
europeia, é claro - principalmente a ibérica mais antiga, tão importante para
nós - mas principalmente apto a expressar o que a Cultura brasileira tem de
singular, de próprio e de não europeu.
O Quinteto Armorial tem seu trabalho ligado ao Departamento de Extensão Cultural da Pré-Reitoria para Assuntos Comunitários da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
O Quinteto Armorial tem seu trabalho ligado ao Departamento de Extensão Cultural da Pré-Reitoria para Assuntos Comunitários da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
BAIXE O CD CLICANDO NA CAPA
(Tracks: 12 Playing time: 42:27)
FAIXAS
1 - Revoada – Quinteto Armorial – (Antônio José Madureira) (3:42)
2 - Romance Da Bela Infanta* – Quinteto Armorial – (Romance Ibérico Do Séc. XVI, Recriado Por Antônio José Madureira)
3 - Mourão – Quinteto Armorial – (Guerra Peixe) (1:49)
4 - Toada E Desafio – Quinteto Armorial – (Capiba) (4:25)
5 - Ponteio Acutilado – Quinteto Armorial – (Antônio Carlos Nóbrega De Almeida) (4:32)
6 - Repente – Quinteto Armorial – (Antônio José Madureira) (4:29)
7 - Tore – Quinteto Armorial – (Antônio José Madureira) (2:59)
8 - Excelência – Quinteto Armorial – (Tema Nordestino De Canto Fúnebre, Recriado Por Antônio José Madureira) (3:02)
9 - Bendito – Quinteto Armorial – (Egídio Vieira) (4:23)
10 - Toada E Dobrado De Cavalhada – Quinteto Armorial – (Antônio José Madureira) (4:51)
11 - Romance De Minervina* – Quinteto Armorial – (Antônio José Madureira) (1:33)
12 - Rasga – Quinteto Armorial – (Antônio Carlos Nóbrega De Almeida) (4:49)
* Tocadas com pífano e rabeca
Integrantes do Quinteto Armorial: Antônio José
Madureira (viola sertaneja); Edilson Eulálio (violão); Fernando Torres Barbosa
(marimbau nordestino); Egildo Vieira (pífano/flauta); Antonio Carlos Nóbrega de
Almeida (rabeca/violino).
O marimbau e a rabeca usados pelo Quinteto Armorial
foram fabricados e restaurados pelo artesão popular nordestino João Batista de
Lima.
Capa: Gravura "Alexandrino e o Pássaro de
Fogo", de Gilvan Samico.
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