sexta-feira, 31 de maio de 2013

RAPadura/CE - Fita Embolada do Engenho (2010)

(Foto:  REPRODUÇÃO/INTERNET)
O norte e nordeste brasileiro são regiões castigadas pela falta de chuva e muito pobres economicamente, mas em contrapartida sempre foram terras férteis para grandes artistas, sendo uma das regiões mais ricas quando se trata de cultura. E eis que hoje vou apresentar pra vocês um cabra da peste que só corrobora a minha afirmativa. Seu nome de batismo é Francisco Igor Almeida dos Santos, mas é mais conhecido como RAPadura Xique-Chico, nome bastante sugestivo que faz referencia ao seu tipo de arte e ainda remete aos elementos da cultura nordestina.

Francisco nasceu em Lagoa Seca, vila do município de Fortaleza, no Ceará. Aos 13 anos teve de deixar sua terra natal junto com família, em busca de melhores condições de vida e se mudaram para Brasília, terra de origem de conhecidos nomes do rap brasileiro, e sob essa influencia, RAPadura começa a compor, mas ao invés de abordar temas comuns ao rap, como opressão à população marginalizada da periferia, e utilizar um linguajar com expressões típicas das comunidades pobres dos grandes centros urbanos, o RAPentista nordestino usou como inspiração para as suas canções a saudade que sentia de sua terra natal, abordando temas da cultura regional nordestina, usando em suas canções expressões e o sotaque típicos.

Em 2006 faz uma participação notável foi na faixa "A Quem Possa Interessar" do CD Aviso às Gerações, do rapper brasiliense GOG. E após isso começa a ganhar uma maior notoriedade, chegando a vencer a categoria "Grupo ou Artista Solo Norte/Nordeste" do Prêmio Hutúz de 2007. Dois anos depois, foi escolhido no mesmo prêmio como um dos três melhores cantores/grupos das duas regiões na década.
(Foto:  REPRODUÇÃO/FACEBOOK)
Mas é em 2010 que ele lança o seu primeiro álbum, “Fita Embolada do Engenho”, álbum bem diverso, que mistura Rap com Repente, e as tradicionais batidas do estilo com elementos da musica regional nordestina como o maracatu, a capoeira, o forró, o baião, cantigas de roda, entre outros.
RAPadura é dotado de um talento incrível e uma grande originalidade para fazer rap, possuindo uma rapidez extraordinária para cantar suas músicas de maneira fluida e marcante, com letras inteligentes, criativas e rimas ricas, deixando suas musicas grudentas e viciantes.
“Rapadura é tudo que existe de moderno e autêntico na nova música brasileira, um rap contundente, ideológico e totalmente mergulhado na rica cultura nordestina. Não dou seis meses para ele estar viajando pelo mundo, por estar à frente do seu tempo, e com certeza ter condições de provar que o Rap Brasileiro tem uma nova cara. A cara do Brasil. Finalmente!”. - Ferréz, escritor

MAIS INFORMAÇÕES NO FACEBOOK
BAIXE O CD CLICANDO NA CAPA