quarta-feira, 16 de abril de 2014

Grupo Uirapuru: Uma "Orquestra de Barro" no sertão Nordestino


(Imagem: Reprodução/Facebook)
Eu não sei bem ao certo (uns 3, 4 anos...) que eu fui à Casa da Ribeira assistir à apresentação de um grupo do interior do Ceará. Era dia de semana, um transito daqueles - infernal - mas consegui chegar a tempo. Compro minha senha e me dirijo ao meu lugar. O teatro quase vazio e eu sem expectativas alguma; fui às segas confiando no bom gosto e competência da equipe curadora "da casa".
Como eu já disse, fui sem saber ao certo que me esperava e, foi as cortinas se abrirem e logo nos primeiros acordes, notas e eu logo me desarmando. Nuss! Fiquei tão comovido, entusiasmado e feliz que um pouco mais de uma hora de apresentação não mais que pareceu uns 15 minutinhos. Eu e todos os presentes queríamos mais. O lirismo do grupo foi tanto que eu nunca soube descrever - apenas senti.
Grupo Uirapuru - Orquestra De Barro - Obrigado por existir, e quando vierem a Natal novamente eu quero ir, com certeza!


VIA | TV Brasil
O Cultura Ponto a Ponto mostra o Ponto Lampião da Arte e da Cultura, em Cascavel, no Ceará. O ponto conta com o reforço do artista Tércio para o projeto de Interações Estéticas Uirapuru. Tércio trabalha há anos como luthier, profissão que cuida da fabricação e restauração de instrumentos de corda. Recentemente, começou a pesquisar sobre instrumentos feitos de barro. Para fabricá-los, contou com o auxílio dos griôs do Ponto, tanto na etapa de produção quanto na decoração. Depois de elaborar os instrumentos, Tércio juntou uma turminha de jovens da vizinhança e o maestro Luisinho, que tocou com grandes nomes da música brasileira, e formou uma orquestra toda feita com os instrumentos novos. Os meninos ensaiam três vezes por semana em uma casa de barro construída no quintal da casa do luthier. O som é mágico é surpreendente. Herança de Cascavel, o artesanato indígena tem uma tradição milenar no barro e na palha.
(Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)